Princípios Educacionais
PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS
UMA ESCOLA COM PRINCÍPIOS
A EDUCAÇÃO CRISTÃ é nossa base filosófica para ensinar aos nossos alunos princípios e valores. Temos como base para este ensinamento a Bíblia e procuramos dentro desta disciplina trabalhar princípios bíblicos que serão como âncoras na formação moral e cognitiva de nossos alunos, para que possam a partir de um ideal, Jesus, construir um modelo digno de cidadão.
A educação por princípios aborda todas as áreas da vida sob uma perspectiva cristã, fundamentada na aplicação destes.
Um princípio bíblico básico é uma semente de verdade eterna que expressa sua natureza e nos ajuda a discernir e aplicar o conhecimento corretamente.
Os Sete princípios Bíblicos Básicos
O principio da Soberania: Deus soberano, governador absoluto sobre tudo, escolheu manifestar Sua natureza através de estruturas ordenadas de acordo com seus caminhos.
O princípio do governo (autogoverno) a capacidade de escolher, submetendo-se ao Deus de amor, é a marca da liberdade. A medida que aprendemos a nos autogovernar nas áreas mais próximas de nossas vidas, poderemos estender este governo a áreas de maior influência. No desequilíbrio, teremos ou a anarquia ou a tirania.
“Como a cidade derribada, que não tem muros, assim e o homem que não tem domínio próprio. “Pv25.28
O principio da Individualidade: Deus e único, porém diverso em sua criatividade e expressão, e criou o homem a sua imagem para relacionar-se com Ele de maneira Única, mas também coletivamente. Deus não coletiviza sua criação. Cada coisa foi criada de forma diferente e com um propósito. Quando se perde essa visão o resultado é a massificação ou o individualismo.
O princípio do caráter: Deus deseja que Sua imagem seja formada no homem, expressando sua glória Caráter exprime uma marca feita por meio de cortar, gravar, imprimir. A marca de Cristo no coração do indivíduo a seu tempo começará a manifestar-se como fruto do Espírito.
Assim andarás o homem pêlos caminhos de bem e guardarás as veredas dos justos. “Porque Os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela.”
O princípio da Mordomia: Deus como proprietário de todas as coisa deu ao homem responsabilidade de administrar tanto seus recursos internos como as coisa materiais externas.
“Disse-Ihe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do Senhor. “Mateus 26.21
O princípio da semeadura e da colheita: Deus ensina que o homem colhe aquilo que semeia, que ha causa e efeito para tudo que se passa ao nosso redor e conosco. Uma boa semente e uma preparação adequada são necessárias para que a semente cresça com êxito e de muito fruto. Não podemos semear sem preparação e nem esperar fruto instantâneo, pois não resistirão a prova do tempo.
“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. .” GI. 6.7,
O princípio do pacto ( união): Deus estabeleceu um equilibro entre o nosso interno e o que é externo. Assim
“Andarão dois juntos se houver entre eles acordo”. Amós 3.3