Infantil
INFANTIL
Na Educação Infantil a preocupação maior está na formação de conceitos básicos e na ampliação dos relacionamentos de grupo. As atividades de classe promovem o desenvolvimento do conhecimento, da compreensão e do respeito em relação ao funcionamento da comunidade escolar. Nesse processo, os alunos passam progressivamente a participar da rotina escolar e aprendem a ser um entre outros, num grupo de trabalho e convivência.
A avaliação na Educação Infantil é um importante instrumento para que o professor possa obter dados sobre o processo de aprendizagem de cada criança, reorientar sua pratica e elaborar seu planejamento, propondo situações capazes de gerar novos avanços na aprendizagem das crianças.
Desta forma acreditamos que a avaliação deve ser sistemática e continua ao longo de todo processo de aprendizagem. Trabalhamos com diagnostico iniciais, avaliação formativa e final, para direcionamento do trabalho.
A Escola Cristã Arca da aliança , considera como avaliação do aproveitamento julgamento das modificações verificadas no comportamento do aluno, ao longo do processo ensino-aprendizagem, sob os seguintes aspectos:
- a) formação de hábitos, de atitudes e de habilidades;
- b) assimilação de conhecimento
- c) integração do educando na comunidade como agente de mudança.
A avaliação do aproveitamento escolar fundamenta-se em avaliação diagnosticas, atividades programadas pelos professores de forma contextualizada, observação do educando dentro e fora da sala de aula e outras atividades.
A avaliação dos aspectos formativos fundamenta-se na observação feita pelos professores pelos membros dos diferentes serviços, considerando-se
- a sociabilidade e o respeito aos colegas, aos professores e aos funcionários
- a participação nas aulas e nas atividade escolares que demonstre interesse em progredir, responsabilidade, criatividade e consciência crítica;
- a assiduidade e a pontualidade ás aulas e na execução dos trabalhos.
- No caminhar de cada aluno, tendo em vista seu progresso e suas dificuldades.
- Nas competências adquiridas tendo como referência os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais. Sendo estes analisados através de diagnósticos.