Fundamental
FUNDAMENTAL
O Colégio cristão Arca da Aliança, considera como avaliação do aproveitamento julgamento das modificações verificadas no comportamento do aluno, ao longo do processo ensino-aprendizagem, sob os seguintes aspectos:
- Formação de hábitos, de atitudes e de habilidades;
- Assimilação de conhecimento
- Integração do educando na comunidade como agente de mudança.
A avaliação do aproveitamento escolar fundamenta-se em avaliação diagnosticas, atividades programadas pelos professores de forma contextualizada, observação do educando dentro e fora da sala de aula e outras atividades.
A avaliação dos aspectos formativos fundamenta-se na observação feita pelos professores pelos membros dos diferentes serviços, considerando-se:
- A sociabilidade e o respeito aos colegas, aos professores e aos funcionários
- A participação nas aulas e nas atividade escolares que demonstre interesse em progredir, responsabilidade, criatividade e consciência crítica;
- A assiduidade e a pontualidade ás aulas e na execução dos trabalhos.
- No caminhar de cada aluno, tendo em vista seu progresso e suas dificuldades.
- Nas competências adquiridas tendo como referência os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais. Sendo estes analisados através de diagnósticos.
DA VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR
O rendimento escolar do aluno é feito em 3 trimestres de aproximadamente 70 dias letivos cada, divididos ao longo do ano de acordo com o calendário escolar vigente.
Processo de Avaliação do 1ºao 7º Ano do Ensino Fundamental II
O desempenho escolar do aluno, no 1ºao 7º Ano do Ensino Fundamental II, será apresentado por meio dos seguintes instrumentos:
- Relatório Individual – que descreve o desenvolvimento apresentado pelo aluno nos aspectos de habilidades e competências trabalhadas e o seu desempenho nas atividades dos componentes curriculares.
- Boletim Escolar -No Ensino Fundamental, a partir do 1º Ano, serão distribuídos 100 (cem) pontos para cada um dos componentes curriculares
Para promoção, ao final da 3ª Etapa, será considerado APROVADO o aluno que obtiver, no mínimo, 60% (sessenta por cento) dos pontos distribuídos ao longo do ano letivo em cada um dos componentes curriculares e ao mesmo tempo tiver frequentado, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total das horas letivas para aprovação das aulas/atividades ministradas – conforme LDB, art. 24, inciso IV.